segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dia 06 - Carmel, Big Sur, Santa Maria, Solvang

*Mil desculpas pelo transtorno, mas ontem ficamos sem internet e por isso não conseguimos postar. A internet que temos agora é um lixo, pior que discada. Talvez isso aconteça algumas vezes, mas sempre que puder, colocamos tudo em dia. E aumentei o tamanho da fonte do blog, atendendo a pedidos. Bora contar nosso dia 06 de viagem...


Bem, a idéia era acordar cedo pra tirar o atraso do dia anterior. Então coloquei o relógio pras 6h30 da manhã. Quando despertou, achei o quarto muito escuro, levantei pra dar uma espiada na janela e ainda era noite. Noite mesmo, não dia amanhecendo. Aqui é inverno (embora faça muito calor ao meio-dia) e com isso o dia tem sido muito curto pra gente. Antes da 7h não amanhece mesmo e às 17h já está ficando noite, e frio.... Resolvi então tirar mais um soninho de meia-hora até o dia amanhecer. 7h estávamos todos de pé.  Aqui, ao invés de bem-te-vi, a gente acorda com os corvos cantando. Tomamos o café da manhã do motel, que foi surpreendentemente bom e pegamos a estrada. Mais um dia lindo, céu azul e muito frio pela manhã! Primeira parada, a cidadezinha de Carmel que estava há poucos minutos do hotel. O ator e diretor Clint Eastwood foi prefeito e hoje possui um hotel e restaurante que passamos em frente e até arriscamos uma entradinha no estacionamento. Dóris Day também tem uma pousada nessa cidade, nessa não fomos. As casas são lindas. Passamos em frente por uma daquelas “Família Vende Tudo”, tradicional nos Estados Unidos, quando as pessoas vão se mudar e colocam a venda móveis, utilitários entre outras coisas, na porta da casa. Fizemos uma parada na praia, linda e lotada... de cachorros e seus donos. Muitos mesmo, lindos, se divertindo na areia e na água fria.
Carmel é a cidade dos artistas, de todos os tipos, pintores, escultores, escritores, então a rua principal Ocean Street, é lotada de lojas e galerias de arte. As lojas por aqui costumam abrir por volta das 10h, então claro que a hora que passamos por ali, já estavam fechadas.
De lá, pegamos novamente a Highway 1, agora passando pelo trecho dela mais conhecido como Big Sur. Uma estrada maravilhosa beira-mar, cheia de curvas. A próxima parada do nosso roteiro cinematográfico deveria ser uma praia chamada Pfeiffer, que foi cenário do beijo tórrido e avassador do clássico "A Um Passo da Eternidade", a primeira cena de amor caliente da história do cinema. Mas falhou. Não achamos nenhuma placa, acabamos passando reto.
Meu pai ficou doido com a quantidade de motos que passavam pela estrada, nesse sábado de muito sol! De repente, uma onda do mar invade a estrada. Paramos logo pra tirar fotografar. Incrível!!! E foi sorte que isso aconteceu e paramos porque bem nesse trecho, no mirante Piedras Blancas, fica a maior colônia de elefantes e leões marinhos da Califórnia. São lindos, mas o local cheira muito mal. Eca... são fedidos demais.
Poucas milhas a frente, paramos pra visitar o Hearst Castle. Pra quem nunca ouviu falar, é um castelo luxuoso dos anos de 1940 que fica no alto de uma montanha e que pertenceu ao multimilionário magnata da imprensa americana e freqüentador das rodas de Hollywwod William Randolph Hearst. O cara produziu quase uma centena de filmes e dentro do castelo, tinha um sala de cinema sensacional, em que nos exibiram filmes feitos na época em que aparecem seus convidados, entre eles Charles Chaplin. O Sr. Hearst inspirou o filme Cidadão Kane de Orson Welles. Hoje, o Castelo é patrimônio da Califórnia e conta com essas visitas pra ser mantido. Passeio caro, a guia é uma mala, não pode tocar, tem que andar em grupo e se você se distrair por um segundo observando alguma coisa que interessou muito e você quer fotografar melhor, lá vem a assistente da guia gritando “Come on you, NOW.” Vale a pena pra matar a curiosidade, e pra encher os olhos com tamanha grandeza e poder $$$.
Aproveitei pra provar um doce que vendia por lá, chamado Fudges, uma espécie de chocolate “massudo” misturado com nozes, ou MMs, ou menta, várias opções. Não vale o que custa (US$4,75). Uma hora e meia de visita e pegamos novamente a estrada. Agora parada pro almoço em Santa Maria, conhecida como a capital mundial do churrasco. Pelo menos li isso numa revista de viagem. Os carnívoros de plantão não paravam de falar em comer um “bifão”. Então seria perfeito. Procuramos pelos tais churrascos de rua, do tipo de porta de estádio, que a revista citava como sendo o melhor pra encarar, mas de novo “falhou”. Essas barraquinhas devem aparecer no verão, sei lá, rodamos, rodamos e nada. E a gente azul de fome, já eram umas 16h30 quando paramos num  lugar chamado Stinky´s Grill! Estava mais pra um Sports Bar do que churrascaria, e a garçonete que nos atendeu era a própria Amy Winehouse! O Marcos foi de Rib (aquelas costelinhas de porco com molho barbecue). Era gigante!!! Eu fui de franguinho e paizão de picadinho com legumes ao molho teriaki. Ninguém comeu o tal bifão, mas a comida era boa, o ambiente tipicamente americano e a garçonete, comédia.
Saindo de Santa Maria já era noite, por isso infelizmente tivemos que conhecer Solvang a noite. Solvang é uma cidadezinha bem dinamarquesa, muito fofa, mesmo a noite. Só passamos por ela, pela rua principal, de carro. Tudo já estava fechado, mas valeu mesmo assim. Neverland, onde morou Michael Jackson, também ficava por lá, mas não consegui descobrir onde. Queríamos tirar uma foto especialmente pro nosso amigo Espeto, o maior fã de Michael Jackson que conhecemos, mas “faiou” também! Sorry!!!
Já era tarde, seguimos para o hotel, na cidade de Santa Barbara, para nos hospedar essa noite no Motel 6 e como estamos com o roteiro atrasado, acordaremos cedo novamente amanhã pra conhecer Santa Barbara, antes de seguir pra Malibu/Santa Monica/Venice.

Comentários Marquinhos:
Mais filmes se tornando reais, por coincidência um dos meus favoritos. Vi o castelo do milionário esbanjador que inspirou Orson Welles em Cidadão Kane, bacana, mas prefiro assistir o filme de novo, do que fazer o passeio novamente. Outra curiosidade é que eu adoro supermercado (mãe aqui é o paraíso). Dessa vez o que me chamou a atenção são os tamanhos das embalagens! Quem me conhece sabe que não sou exagerado, pois as embalagens são grandes, de tudo, sério. Salgadinhos enormes, bebidas, não é possível levar uma latinha, tem que levar a embalagem com 6. Variedade, já tinham me dito, mas mesmo assim impressiona, só de doritos eu contei 6 tipos diferentes no Brasil tem 1 e as vezes aparece outra. Cerveja, salgados, iogurtes, muita coisa! Doces, por todos os lados, de todos tamanhos e tipos, se eu morasse aqui já estaria usando cueca extra grande. Cheguei do mercado, com um sorvete entre 2 bolachas de chocolate e a TV assusta mais, 80% dos comerciais são de comidas!!! Não agüento mais! Vou parar de escrever pois tenho que tomar minha limonada com framboesa de 600 ml.

Hearst Castle - US$ 24
Milhas iniciais – 6694mi

Temperatura variando entre 9 e 17ºC


* Nossas impressões sobre o hotel de Monterey “Ramada Limited” – limpeza excelente, atendimento razoável, confortável, tem cafeteira no quarto, ferro e tábua de passar, chuveiro razoável. Internet cortesia (boa). Café da manhã cortesia, bem melhor. Embora fosse colado na estrada, não era barulhento. Estacionamento grátis.

Nota de 0 a 5:
Marquinhos – 4
Marcão – 4
Cris – 4

4 comentários:

  1. Caracas, se der tirem uma foto dentro do mercado pois ficamos curiosos em ver essas big embalagens...
    Eita, tá faltando o dia 7 aí, heim!?!?!

    ResponderExcluir
  2. Estava vendo as fotos... paisagens lindas!
    Lugares e imagens que vão ficar pra sempre na memória de vcs...
    Tb quero saber o que aconteceu no dia 7! ;)
    Beijinhos
    PS: não me cabia na mala não?! :(

    ResponderExcluir
  3. Cris, traz um fudge pra mim.... deu água na boca!

    ResponderExcluir
  4. Não se se eu respondendo pra vocês por aqui, vocês conseguem saber que respondi, enfim...

    * Tu, vamos tentar tirar fotos no mercado e tá aí o dia 07 e 08 também!!! Já estou em dia!

    **Tha, o fudge ficou longe... mas quem sabe ainda encontro mais por aqui... e sim, essa viagem já está sendo incrível!

    Valeu por estarem aí com a gente!

    ResponderExcluir